quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Conhecimento da Paz


A palavra Paciência derivada do Latim “Pace” que significa paz e “scientia” que significa conhecimento.

Todos nós estamos aqui com os nossos defeitos para trabalhá-los até que eles não mais existam, portanto, todos nós os temos, os defeitos. Para isto, precisamos ter paciência com os defeitos alheios sabendo que nós próprios temos os nossos.

Começamos o ano com esperanças renovadas traçando novas e diversas metas, a comunhão e a fraternidade foram exaltadas e o espírito de paz se fez presente em muitos lares ao redor do mundo.

Tão logo o calendário começa a se distanciar de seu inicio e já somos surpreendidos ou não por acontecimentos, que impactam nossos sentimentos. Constatamos que as relações humanas estão estremecidas e o respeito pelo próximo parece uma miragem que se desfaz com a realidade dura e crua.

Nesse sentido mais uma vez se faz necessário refletir e olhar para dentro de nós mesmos, buscando a raiz da intolerância;

Quantas vezes somos impacientes com nossos irmãos de caminhada,

Quantas vezes emitimos pensamentos negativos de raiva, julgamentos,

Quantas vezes somos impacientes com nossas próprias limitações que se configuram em doenças, dificuldades financeiras e outras tantas.

Observando nosso microcosmo comportamental, temos uma ideia do que ocorre no macrocosmo de nossa aldeia global, onde comunidades se jogam umas contra as outras e luta sanguinária pela supremacia de sua verdade.

Então vamos exercitar em nós a paz, o silêncio interior, a oração para que possamos sintonizar com a falange do bem e contribuir com energias positivas para que o reino da paciência se consolide em nós e reflita em nossos relacionamentos criando um ambiente de paz.

Claudio Zamora Costa

 

Nenhum comentário: